10 de mai. de 2009

Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TICs

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES PARA A UNIDADE 1: TECNOLOGIA NA SOCIEDADE, NA VIDA E NA ESCOLA
Atividade 1.1: Relatar “Quem sou como professor e aprendiz", usando o editor de texto e compartilhar com os colegas.
Atividade 1.2: Refletir a partir das questões colocadas nos pontos de reflexão e registrar a própria reflexão.
Atividade 1.3: Assistir à entrevista do Prof. Dr. Ladislau Dowbor sobre Educação e Tecnologia, registre sua contribuição e, ao mesmo tempo, conhecer e comentar as contribuições dos colegas.
Atividade 1.4: Fazer um levantamento das tecnologias existentes na escola e dos modos como são utilizadas. (OBS. Esta atividade deverá ser apresentada no momento presencial).

Atividade 1.5: Analisar uma sugestão de aula (escolher uma experência no Portal do Professor) e elaborar um fichamento que deverá ser postado.
Atividade 1.6: Assistir ao vídeo “Olhando para uma prática do professor com o uso da tecnologia”, registrar o papel do professor e sua competência para facilitar a aprendizagem significativa com o uso das TIC fazendo comentário a respeito.
Uso das tecnologias no trabalho por projeto - Atividade 1.7: Realizar uma pesquisa sobre experiências desenvolvidas com projetos. Esta pesquisa poderá ser feita via Internet ou contato com professores (entrevistas, observação, leitura de artigos ou livros). Elaborar uma análise sobre os dados pesquisados, usando o editor de textos.
Atividade 1.8: Organizar a apresentação do resultado e da análise da pesquisa utilizando o BrOffice.org Impress ou Power Point(ter cuidado de salvar mudando o filtro para Microsoft Power Point 97/2000/XP - ppt) para criar os slides(2 a 3).